Colaborar para a promoção de relações dignas de trabalho, por meio de ações que integrem donos de oficinas de costura, stakeholders e tecnologias que transformem as relações da cadeia têxtil.
Sobre o Programa
O programa Tecendo Sonhos é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, com o objetivo de promover relações dignas de trabalho na cadeia têxtil com o público de facções de costura por meio do empreendedorismo. As ações do programa buscam integrar micro e pequenos empreendedores de facções têxteis, organizações sociais que trabalham com migração, governo, redes, pesquisadores e tecnologias que transformem as relações de sua cadeia e o consumo responsável.
Desde 2014 atua com imigrantes latino-americanos na cidade de São Paulo. Em 2020 o programa expande suas ações para o Agreste Pernambucano por conta do pólo de produção e comercialização têxtil da região, presente especificamente nas cidades de Caruaru-PE e Toritama-PE, atendendo mulheres brasileiras que trabalham por conta própria na área da costura.
Para conferir o relatório de avaliação de impacto dos cinco anos do programa é só clicar aqui.
Pilares do Programa
As ações do programa são realizadas por meio de quatro pilares principais:
Educação empreendedora
Capacitações coletivas, presenciais e online, em gestão de negócios para donos de oficinas de costura ou facções, mentoria individuais com conteúdos exclusivos para que desenvolvam seus negócios levando em conta a particularidade e realidade de cada um deles. São abordados temas como: precificação, formalização, contratação de funcionários, estruturação da cadeia têxtil/moda, marketing, comercialização, relações dignas de trabalho e prevenção do trabalho infantil.
Com isso, espera-se que os participantes conheçam melhor seus direitos e deveres, explorem a gestão de seus negócios de forma mais organizada, e consequentemente melhorem sua qualidade de vida, de suas famílias e colaboradores. Sempre buscando sua regularização para melhor inserção no mercado. Para esta frente contamos com o apoio e execução de mobilização e treinamentos das organizações parceiras: CAMI – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante; a Presença na América Latina - PAL; e Estilistas Brasileiros.