Quem faz parte
Trabalhamos em rede com organizações engajadas com a causa para aumentar o impacto do programa. As organizações abaixo fazem parte do Programa de forma ativa como ALIADAS, realizando e aplicando os cursos de capacitação diretamente com os empreendedores imigrantes. Além da realização dos cursos, apoiam o Programa no desenvolvimento das metodologias de trabalho, a formação de rede, mobilização da comunidade, assim como o apoio para todas as estratégias do Tecendo Sonhos.
Parceiros
Centro de Apoio e Pastoral do Migrante – CAMI
O CAMI tem como missão acolher e mobilizar os imigrantes na luta por direitos, cidadania e empoderamento social e político; combater o trabalho escravo, a xenofobia, o tráfico de pessoas e promover o reconhecimento da identidade e da diversidade cultural e religiosa.
Contatos: cami.imigrantes@terra.com.br / cami.pastoraldomigrante@gmail.com
Website: https://www.cami.org.br/
Coletivo ¡Si, Yo Puedo!
O Coletivo é formado por um grupo de voluntárias cujo principal objetivo é a democratização da informação e a luta pelo acesso a educação das comunidades imigrantes, para promover a real integração de trabalhadoras e trabalhadores imigrantes na cidade de São Paulo, a partir da instrumentalização destes com encontros de orientação profissional/vocacional e encaminhamento para a busca do trabalho formal.
Contatos: siyopuedo-sp@yahoo.com.br
Facebook: https://fb.com/ColetivoSiYoPuedo
PAL – Presença na América Latina
A PAL é uma organização da sociedade civil que tem por objetivo articular e fortalecer comunidades imigrantes latino-americanas residentes no Brasil. Esta articulação propõe o trabalho em rede com organizações da sociedade civil, dos órgãos públicos nacionais, regionais e internacionais na promoção da inclusão social dos imigrantes.
Contato: contato.pal@gmail.com
Website: http://www.palbrasil.com.br
Instituto ALINHA
O Instituto Alinha nasceu da indignação em saber que ainda há milhares de trabalhadores que vivem em situações análogas à escravidão na indústria da moda.
O Instituto Alinha é um negócio social focado na melhoria das condições de trabalho e de vida de costureiros e costureiras. Para transformar essa realidade da moda, trabalha assessorando oficinas de costura a se tornarem ALINHADAS e conectam confecções e estilistas interessados em contratar uma oficina garantindo preços justos.
Contato: contatoalinha@gmail.com
Website: http://www.alinha.me
Estilistas Brasileiros
A Estilistas Brasileiros é uma plataforma digital da moda autoral, consciente e slow fashion que tem como propósito informar, educar e fomentar uma nova forma de fazer e consumir moda.
Contato: cristina@estilistasbrasileiros.com.br
Website: https://estilistasbrasileiros.com.br/
Museu da Imigração
O Museu de Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda história de preservação da memória das pessoas que chagaram ao Brasil por meio da Hospedaria de imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas do Estado.
Website: http://museudaimigracao.org.br//
Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - ABIT
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção é uma das principais entidades que apoia e auxilia no desenvolvimento sustentável da cadeia têxtil no Brasil, defendendo seus interesses junto aos órgãos governamentais nacionais e internacionais..
Website: http://www.abit.org.br/
Contato: abit@abit.org.br
Associação Brasileira do Varejo Têxtil - ABVETX
A ABVTEX é uma entidade que reúne as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar, com o intuito de combater a informalidade e auxiliar no desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de varejo de moda.
Website: https://www.abvtex.org.br/
Instituto InPACTO
O Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO), fundado em 2013, tem como objetivo unir o setor privado e organizações da sociedade civil para prevenir e erradicar o trabalho escravo nas cadeias produtivas.
Website: http://www.inpacto.org.br/pb/
Contato: contato@inpacto.org.br
Portal ECOERA
O Portal ECOERA é uma plataforma que disponibiliza uma série de práticas objetivas e fáceis sobre sustentabilidade para impactar positivamente na sociedade.
Website: https://www.portalecoera.com.br/
Contato: contato@portalecoera.com.br
Firgun
Plataforma de investimento coletivo para financiar microempreendedores.
Website: https://financiamentos.firgun.com.br
Contato: contato@firgun.com.br
Conselho Consultivo
O Programa conta com o suporte de um Conselho Consultivo no apoio ao desenvolvimento de estratégias, ampliação da rede de apoio e na troca de experiências sobre a realidade do setor têxtil e suas relações de trabalho, e fazem parte do Conselho:
Edmundo Lima
Diretor Executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)
Com 20 anos de experiência no varejo de vestuário, Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, é graduado em Administração de Empresas, liderou projetos e ações de mudança e transformação organizacional e setorial em diversos contextos.
Ricardo Mello
Co-fundador da Maniê
Gerencia a consultoria Maniê focada no desenvolvimento de iniciativas sociais, tendo atuado nos últimos 4 anos com mais de 60 projetos pelo Brasil. Formado em psicologia, atua desde 2001 com desenvolvimento e gestão de projetos de impacto social... Ver mais.
Co-fundador da Maniê
Gerencia a consultoria Maniê focada no desenvolvimento de iniciativas sociais, tendo atuado nos últimos 4 anos com mais de 60 projetos pelo Brasil. Formado em psicologia, atua desde 2001 com desenvolvimento e gestão de projetos de impacto social. Trabalhou por 11 anos no Instituto Sou da Paz na área de prevenção da violência, atuou com incubação de empreendimentos populares e possui experiência com facilitação de conversas significativas e processos de aprendizagem para pessoas e organizações.
Camila Zelezoglo
Coordenadora de negociações internacionais da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil
Graduada em Relações Internacionais pela PUC-SP, trabalha com comércio internacional há 6 anos. Na Abit tem atuado na agenda de defesa de interesses do setor têxtil e de confecção em negociações envolvendo países como Estados Unidos, México e União Europeia. Nos últimos anos... Ver mais.
Cargo: Coordenadora de negociações internacionais da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil
Graduada em Relações Internacionais pela PUC-SP, trabalha com comércio internacional há 6 anos. Na Abit tem atuado na agenda de defesa de interesses do setor têxtil e de confecção em negociações envolvendo países como Estados Unidos, México e União Europeia. Nos últimos anos tem dedicado crescente atenção aos temas ligados a compliance social e trabalhista e desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva, tendo participação ativa em grupos públicos e privados que discutem a melhoria das condições de trabalho, e envolvimento em iniciativas de escopo nacional como InPACTO, e global, como as Orientações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para cadeias de suprimentos sustentáveis dos setores de vestuário e calçados.
Mércia Consolação Silva
Diretora executiva do InPACTO - Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo
Cientista Social formada pela USP onde também defendeu o mestrado em Ciência Política. Hoje atua no InPACTO pelo qual participa de grupos nacionais e internacionais voltados ao debate sobre cadeias produtivas e o desafio da promoção do trabalho decente e prevenção ... Ver mais.
Diretora executiva do InPACTO - Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.
Cientista Social formada pela USP onde também defendeu o mestrado em Ciência Política. Hoje atua no InPACTO pelo qual participa de grupos nacionais e internacionais voltados ao debate sobre cadeias produtivas e o desafio da promoção do trabalho decente e prevenção do trabalho análogo ao escravo. É parte do grupo que está construindo o Guia de Compras Públicas da OSCE que vai implementar critérios de prevenção e combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoal junto aos seus estados membros. Participa da Conatrae – Comissão Nacional contra Trabalho Escravo.
Roque Pattussi
Centro de Apoio e Pastoral do Migrante – CAMI
Além de coordenador do CAMI – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, Roque Patussi é também membro do Conselho dos Cidadãos Brasileiros no Consulado de Boston; membro do Conselho dos Diretores do MAPS - Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers); membro do ... Ver mais
Centro de Apoio e Pastoral do Migrante – CAMI
Além de coordenador do CAMI – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, Roque Patussi é também membro do Conselho dos Cidadãos Brasileiros no Consulado de Boston; membro do Conselho dos Diretores do MAPS - Massachussets Aliance for Portuguese Speakers); membro do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM; pároco dos Latino-americanos em São Paulo; secretário da Casa de Acolhida dos Migrantes; vice-coordenador do Apostolado Brasileiro da Arquidiocese de Boston; coordenador do Centro Pastoral dos Migrantes em São Paulo – Capital; diretor do Stella Maris Rio, no Porto do Rio de Janeiro; e diretor geral do Instituto GABI.
Milene de Almeida
Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo
“Graduada em Ciências Biológicas, coordenadora de mobilização e relacionamento do InPACTO. Trabalhou seis anos do Instituto ETHOS, com experiência em Due Diligence na cadeia de fornecedores, Responsabilidade Social Empresarial, Práticas Empresariais e ... Ver mais.
Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo
“Graduada em Ciências Biológicas, coordenadora de mobilização e relacionamento do InPACTO. Trabalhou seis anos do Instituto ETHOS, com experiência em Due Diligence na cadeia de fornecedores, Responsabilidade Social Empresarial, Práticas Empresariais e Políticas Públicas e Captação de Recursos.”
Embaixadores
Dariele Santos
Co-fundadora do Instituto ALINHA, graduada em Relações Internacionais, empreendedora social e ativista
“Trabalho em parceria com a Aliança Empreendedora desde 2014, quando a semente do programa Tecendo Sonhos começava a ser germinada. Sempre admirei o profissionalismo e a metodologia da Aliança, mas foram os mais de três anos... Ver mais.
Co-fundado do Instituto ALINHA, graduada em Relações Internacionais, empreendedora social e ativista
“Trabalho em parceria com a Aliança Empreendedora desde 2014, quando a semente do programa Tecendo Sonhos começava a ser germinada. Sempre admirei o profissionalismo e a metodologia da Aliança, mas foram os mais de três anos de trabalho conjunto, que me mostraram que o programa vai muito além disso. O Tecendo Sonhos é um espaço para todos aqueles que se incomodam com esse problema, onde há um real senso de envolvimento coletivo. Eu e o Instituto Alinha somos embaixadores desse programa, pois acredito que temos um objetivo em comum, transformar a realidade dessa cadeia produtiva, e impactar positivamente a vida de milhares de costureiros e costureiras”.
Marina De Luca
Co-fundadora do Moda Limpa, estilista e pesquisadora de moda e sustentabilidade
“O programa Tecendo Sonhos transborda os objetivos de empreendedorismo e melhores condições de vida, ele é um vínculo emocional pra quem participa. Para o imigrante e para o voluntário também. Eles... Ver mais.
Co-fundadora do Moda Limpa (www.modalimpa.com.br), estilista e pesquisadora de moda e sustentabilidade.
“O programa Tecendo Sonhos transborda os objetivos de empreendedorismo e melhores condições de vida, ele é um vínculo emocional pra quem participa. Para o imigrante e para o voluntário também. Eles têm a sensibilidade de entender que "conquistar melhores condições" vai além do racional, e envolve amizades, amor, carinho, família e novas conexões”.
Juliana Felicidade Armede
Advogada, mestre e doutora em Direito das Relações Sociais. Coordenou as políticas públicas de direitos humanos para enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo no Estado de SP
“Acredito, profundamente, que se o Programa Tecendo Sonhos mudou minha vida pode, sem dúvida, continuar a... Ver mais.
Advogada, mestre e doutora em Direito das Relações Sociais. Coordenou as políticas públicas de direitos humanos para enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo no Estado de SP.
“Acredito, profundamente, que se o Programa Tecendo Sonhos mudou minha vida pode, sem dúvida, continuar a mudar muitas mais...novos conhecimentos, novas pessoas e novas possibilidades. Lembro, e ainda trabalhava no Governo do Estado de São Paulo, de iniciar nosso diálogo com a Aliança Empreendedora. Era um momento de estranhamento, elaboração e curiosidade. Dessa mistura, vivenciamos o replicar de ideias, a união e colaboração de pessoas e a geração de sonhos que passaram a ser vividos. Gratidão é o que sinto!”
Flavia Aranha
Estilista
“Formada na faculdade Santa Marcelina, possui uma marca própria que leva seu nome. O conhecimento com tingimento natural, sua marca registrada e técnica na qual é pioneira, é fruto de uma profunda pesquisa pessoal pelo mundo, com técnicas artesanais e influência de diferentes culturas."
Rodrigo Borges Delfim
Jornalista, fundador e editor do portal MigraMundo, focado em notícias e debates sobre migrações
“Acompanho o trabalho da Aliança desde 2014 e fui um dos mentores do projeto Tecendo Sonhos. O "tecer" vai muito além da oficina de costura e significa também a construção de uma rede riquíssima, na qual migrantes e voluntários caminhos juntos ... Ver mais.
Jornalista, fundador e editor do portal MigraMundo, focado em notícias e debates sobre migrações
“Acompanho o trabalho da Aliança desde 2014 e fui um dos mentores do projeto Tecendo Sonhos. O "tecer" vai muito além da oficina de costura e significa também a construção de uma rede riquíssima, na qual migrantes e voluntários caminhos juntos e partilham sobre conhecimento, objetivos, dúvidas, sonhos e realizações.”
Cristina Chiarastella
Fundadora do Estilistas Brasileiros. Especialista, curadora e pesquisadora de moda e sustentabilidade
“Conheço a Aliança Empreendedora desde julho de 2014 quando fui mentora do primeiro projeto da ONG relacionado ao tema moda, do qual nasceu o Instituto Alinha. É um prazer apoiar e fazer parte também do projeto Tecendo Sonhos. A atuação ... Ver mais.
Fundadora do Estilistas Brasileiros (www.estilistasbrasileiros.com.br). Especialista, curadora e pesquisadora de moda e sustentabilidade.
“Conheço a Aliança Empreendedora desde julho de 2014 quando fui mentora do primeiro projeto da ONG relacionado ao tema moda, do qual nasceu o Instituto Alinha. É um prazer apoiar e fazer parte também do projeto Tecendo Sonhos. A atuação de Aliança Empreendedora tem servido de inspiração e exemplo para a cadeia de moda. De maneira humanizada e amorosa, a Aliança lança sementes de esperança e equilíbrio num mercado complexo e carente de iniciativas sociais. Gratidão por dar e receber aprendizados desse lindo projeto.”
Márcio Pires
Gerente de projetos sociais e esportivos. Participou da equipe do projeto “Uma Mensagem da Liberdade”, antecessor do Programa Tecendo Sonhos, em 2014
“Há uma São Paulo menos visível muito perto de cada um de nós. Uma cidade com pessoas que trabalham e que vivem relações que a maioria das pessoas pouco vê. Não é novidade que seja assim. A novidade está em iniciativas como o... Ver mais.
Gerente de projetos sociais e esportivos. Participou da equipe do projeto “Uma Mensagem da Liberdade”, antecessor do Programa Tecendo Sonhos, em 2014.
“Há uma São Paulo menos visível muito perto de cada um de nós. Uma cidade com pessoas que trabalham e que vivem relações que a maioria das pessoas pouco vê. Não é novidade que seja assim. A novidade está em iniciativas como o Tecendo Sonhos, que promove relações de trabalho justo, integra pessoas e desenvolve o consumo responsável. Colaborar com projetos como este é primordial para sairmos do discurso e participarmos ativamente das mudanças necessárias para diminuir o desequilíbrio social.”